top of page

Aphantasia - Por que não vejo as benditas ovelhas?


Recentemente navegando pela BBC , descobri uma coisa nova e um pouco assustadora. O artigo relatava a descoberta de uma condição neurológica, basicamente um bug do cérebro batizado de Aphantasia, e o pior é que eu me identifiquei completamente com isso. A Aphantasia, cujo nome parece um musical da Disney é na verdade a incapacidade de criar imagens mentais normalmente, por livre escolha. Já explico isso , mas adianto que essa condição foi relatada recentemente, em agosto do ano passado, embora a medicina tenha possíveis relatos desse problema desde 1820, somente agora foi caracterizado como uma condição. Essa descoberta ocorreu na verdade por acaso quando um homem em cuja mente a criação de imagens funcionava normalmente, sofreu um acidente que atingiu a região do cranio , após o acidente ele perdeu essa capacidade , e procurou um médico, que estudou o caso , definiu essa perda e após buscar por casos semelhantes descobriu que não havia nada definido na medicina, somente relatos de pessoas com sintomas semelhantes, mas que nunca foram pesquisados a fundo porque para cada uma dessas pessoas não havia nada de errado com elas . A Aphantasia não havia sido "descoberta" ate hoje simplesmente porque ninguém havia tido uma experiencia comparativa entre os dois estados. A descoberta é recente e está sendo muito estudada, com milhares de pessoas se identificando com a condição e querendo saber mais, estima-se que entre 2 a 3% da população conviva com isso. Para se ter uma ideia da falta de estudos de uma olhada no link em inglês para ela na wikipedia. Mas algumas coisas já se sabem, não é contagioso e a pessoa não se torna um louco ou psicopata perigoso! Embora que se eu fosse um psicopata perigoso eu iria dizer exatamente isso. Voltando a Aphantasia, ela é uma condição que a pessoa nasce com ela, a mente funciona assim , desde o nascimento, o rapaz estudado é uma grande exceção a regra. O problema é bem simples de explicar, sabe quando se pede para contar carneirinhos? Aquele exercício simples para dormir ? Pois é , eu nem as pessoas com isso nunca vimos nenhum carneirinho, toda o exercício de ver e contar carneiros ou qualquer outra coisa na mente é na verdade um grande exercício abstrato, no qual eu trabalho com números somente ou associações. A pessoa não tem o "olho da mente" não visualiza coisas , nem memorias . Eu "vejo" uma grande escuridão e alguns contornos que são o cérebro tentando criar algo simétrico ou fechado (Gestalt ,sua linda!) em cima do que estou querendo ver. Definitivamente não é legal , nem fácil , mas se o problema só foi identificado agora porque até hoje todo mundo que tem simplesmente achava que isso era o normal e quem não tem nunca percebeu isso , sinal de que não é nada tão aflitivo, o cérebro compensa essa falha de várias maneiras e nos permite crescer com ela.

Algumas tarefas no entanto ficam realmente complicadas , imaginem como é fazer desenho de expressão quando não se consegue criar uma imagem na cabeça, é mais ou menos como pedir a um cego para desenhar o carro que está na frente dele. Não a toa eu tomei duas bombas em desenho de expressão na faculdade ( Desculpa Professora. Lu , eu tentei :) )



Meus desenhos sem algo para ver nunca foram melhores que isso.

Aqui ao lado veja um exemplo da minha arte , nunca consegui fazer nada melhor que isso quando desenhava abstratamente , tipo imagine um gato e desenhe.





Na sequencia alguns desenhos de quando eu tinha algo para servir de modelo, não é nada para se gabar , mas sei que é bem melhor que o anterior.


















Estranho para quem se formou em Design de produto , mas de certo modo a grande dificuldade sempre foi desenhar coisas que eu me lembrasse ou coisas idealizadas por mim, mas baseado em algo que lembrasse, o tal do gato do exemplo acima.

Para desenhar algo ou algum produto que eu criasse do zero era muito mais fácil , provavelmente porque nunca imaginava o produto como uma imagem pronto , mas uma série de caracteristicas.







Passando a minha vida a limpo após essa descoberta fui percebendo outros detalhes , entre eles uma dificuldade enorme de decorar rostos de pessoas as quais não prestava atenção. Pessoas com as quais eu não interagia , mesmo que eu visse quase todos os dias , se eu visse num outro ambiente eram como se eu simplesmente nunca tivesse visto. Porque nosso cérebro está constantemente comparando visualmente coisas , e cada rosto que vemos ele compara com outros milhares na cabeça tentando identificar buscar semelhanças. Isso faz parte de uma tática evolucionaria antiga da nossa espécie , cuja função é basicamente socialização , o cérebro nos força a criar laços , viver em grupos e isso permitiu a nós sairmos das cavernas e conquistar o mundo , mas explico melhor outro dia. Mas posso adiantar que desse modo quem tem isso em geral não são as pessoas mais sociáveis da festa.


Então eu não tenho um arquivo de imagens de rostos na cabeça , quando lembro de um rosto eu lembro através de detalhes, olhos, nariz, boca, pintas, verrugas, cor da pele , sobrancelha , e coisas menos diretas tipo local, uniforme , situação , musica tocando, tudo importa e meio que construo a imagem das pessoas na cabeça com isso , sem ver é claro. Ficou estranho? Imagine um poeta descrevendo com detalhes minuciosos a mulher amada, você consegue ver tal mulher quando lê o que foi escrito , minha mente está sempre descrevendo as pessoas , objetos e coisas do dia a dia, e assim permanecem, embora não consiga ve-los.

Já que citei um poeta descrevendo a mulher, vou falar de livros, adoro livros técnicos, manuais, livros didáticos em geral. Mas livros que contam estórias, ficção ou não, são emblemáticos. Percebi que quanto mais descritivo o livro for em relação a personagens e locais pior é, e mais tedioso fica. Lembro de uma vez ter reclamado com um amigo sobre um livro emprestado no qual o livro gastava umas duas páginas apenas descrevendo o cabelo loiro da protagonista. Era Realmente tortuoso pra mim. Creio que seja porque esse tipo de livro usa um mecanismo inverso ao que uso pra fixar as coisas, pois pego uma imagem e mentalmente a transformo em uma descrição . Um livro assim te dá uma descrição e pede que a transforme em uma imagem, o que não ocorre comigo e como as descrições dele não são as mesmas que uso naturalmente, toda a descrição acaba não me dizendo nada.


Algo como o texto abaixo do Camões , gera aquela tela azul do windows em minha mente.

Ondados fios de ouro reluzente,

Que, agora da mão bela recolhidos,

Agora sobre as rosas estendidos,

Fazeis que a sua beleza se acrescente;

Olhos, que vos moveis tão docemente,

Em mil divinos raios encendidos,

Se de cá me levais alma e sentidos,

Que fora, se de vós não fora ausente?

Honesto riso, que entre a mor fineza

De perlas e corais nasce e parece,

Se na alma em doces ecos não o ouvisse!...

Se, imaginando só tanta beleza,

De si em nova glória a alma se esquece,

Que será quando a vir?... Ah!

Quem a visse…



Na verdade preciso de detalhes que me ajudem identificar qualquer coisa, sendo assim alguém a qual não presto atenção, para mim é quase como se a visse pela primeira vez , mesmo que a veja todos os dias.




Acontece as vezes também de estar em algum lugar e de repente vejo uma pessoa olhando para mim, eu olho bem para a pessoa e nada , não faço a menor ideia de quem seja, a pessoa sorri , vem na minha direção, eu sorrio também, mas sem saber se é comigo ou com alguém perto de mim. Então a pessoa chega perto e diz "Oi" , isso funciona igualzinho como se acendessem uma luz num quarto escuro. Porque apesar da minha mente não conseguir produzir e guardar imagens , funciona normalmente para sons, aromas , gostos , dores . Consigo criar uma voz na cabeça, ouvir uma musica com a voz que eu desejar, replicar o gosto de uma pizza , uma cerveja. Então quando a pessoa fala oi , eu imediatamente reconheço e me lembro de quem se trata, um alivio. Com certeza tenho muito mais facilidade de reconhecer alguém pela voz que pelo rosto , embora o rosto é sempre mais exposto, logo a primeira tentativa se faz por ele. Percebi que não salvo nem coisas recentemente vistas , ultimamente tenho feito alguns testes com isso . Por exemplo , eu fico parado em algum local olho para um objeto ou cenário por algum tempo , depois fecho os olhos tentando rever a cena . De imediato vejo tudo escuro, a não ser por algumas linhas que ficam tentando surgir formando o contorno do objeto que estava vendo. Depois as linhas vão desaparecendo até sumirem.

Também tenho pensado em alguns comportamentos ou manias que me perseguem todos esses anos e tentar entender. Por exemplo tenho a mania irritante de constantemente perguntar o porque das coisas , quem convive comigo sabe bem que do nada eu quero saber como funciona a coisa mais trivial do mundo.

Isso é mais que uma mania algo que não entendo me parece absurdamente interessante, ja algo que não faz sentido aparenta ser enfadonho, Acho que com toda uma vida dedicando a ver detalhes nas coisas que enxerga , você transporta isso para o mundo que se interage alem das imagens e entre os detalhes mais importantes com certeza é o modo como as coisas funcionam ou o sentido delas. Então as vezes me pego olhado fixamente pra um mapa de metrô tentando entender como foi planejado , porque tem uma curva ali , uma interseção acolá. Inversamente explica porque pinturas de arte moderna simplesmente não entram em minha cabeça , não importa quantas vezes eu olho pra ela. Elas simplesmente somem porque na maioria das vezes não fazem sentido algum.



I

Lembrando que:

Isso aqui é legal pra caramba!

Clique na imagem para ver ela em tamanho cheio.





Isso aqui não é !!










Algumas pessoas com essa condição relatam dificuldade enorme em matemática, eu sempre tive muita facilidade em fazer contas ou fórmulas de cabeça. Mas me lembro que aprendi matemática meio que sozinho, brincando com meu pai, antes de entrar na escola, acho que essas pessoas com dificuldade devem ter aprendido de um jeito errado, priorizando os números como simbolo gráfico ao invés de uma quantidade. Porque 4+7 não é só um desenho é antes de tudo a representação de 4 coisas + 7 coisas. A ideia de aprender matemática como símbolos ao invés de números , tem seu representante máximo na famosa tabuada , que te obrigam a decorar , que graças a Deus nunca tive saco/paciência para isso. E como a tabuada vira a base para todo o restante do ensino matemático , temos uma educação bastante comprometida , com pessoas com dificuldade imensa em fazer cálculos simples.

Olha só a tal da decoreba aí. Por mim isso seria proibido em sala de aula.


Mas e aí você sonha ? O engraçado é que sonho sim.

Sonho normalmente com imagens e tudo mais, e naqueles segundos em que se está sonhando mas ja está quase acordando , e meio que consegue sonhar com consciência disso é o momento em que experimento a criação de imagens normalmente. Porem ao acordar definitivamente as imagens desaparecem , o sonho se transforma em uma lembrança parecida com as outras, só que meio sem sentido, felizmente esqueço delas muito rápido em geral logo depois de pensar a respeito.

Isso é realmente estranho , possivelmente indica que a Aphantasia ao menos no meu caso não seja um problema neurológico mas talvez psicológico já que as imagens são criadas quando estou inconsciente. Vai saber , achar bons artigos sobre Aphantasia como condição neurológica é muito difícil , com viés psicológico até hoje não encontrei nada. No futuro quem sabe;



Bom finalizando gostaria de dizer que não sou medico , psiquiatra , neurocientista nem nada parecido. Apenas uma pessoa que gosta de ler, extremamente curioso e que se identificou em um monte de situações referentes a Aphantasia.

Logo tudo que foi dito aqui deve ser tratado como tal.

Se você tem dificuldades semelhantes , procure saber a respeito, minha intenção aqui foi só abrir uma porta. Se tem um filho faz o teste do contar carneiros ou melhor ainda pede para ele imaginar a mãe andando na beira d praia, sem dar maiores detalhes. Logo apos pegunte rápido qual a cor do vestido dela.

Se como resposta ele rapidamente te dizer uma cor ou algo como "mas ela ta de bikini",sinal que ele estava com a imagem na cabeça. Se ele não souber ou demorar a responder, é porque esta tentando construir essa imagem de algum jeito e tentar imaginar uma cor sem ver e algo bem difícil.

Obvio que não é pra se desesperar e sair correndo atras de algum neurocirurgião porque: 1. eu não tenho nenhum embasamento medico para indicar diagnósticos 2. essa condição permanecia desconhecida ate agora simplesmente porque ninguém havia percebido. Não é para se desesperar mas com um pouco de conhecimento você pode tornar sua vida ou de seu filho bem mais confortável.

3. Nosso corpo lida com perdas de maneira sempre a se superar, uma pessoa cega desenvolve muito mais a audição , olfato e sentido de memória espacial que os videntes , do mesmo modo o corpo compensa a falta de criação de imagens , no meu caso com a facilidade em descrição das coisas , em entender coisas que façam sentido e outras coisas que descrevi.

Enfim , como diria Douglas Adams , "Não entre em panico!"


Links :

1http://www.bbc.com/news/health-34039054

https://en.wikipedia.org/wiki/Aphantasia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt

http://41.media.tumblr.com/tumblr_lqhxia6X841qhn3smo1_1280.jpg




Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page