top of page

O que é o padrão DICOM

Sobre a Origem e significado do padrão Dicom e suas vantagens.


Em 1985, duas organizações norte-americanas, uma da área médica (AmericanCollege of Radiology)e outra da área de equipamentos médicos (National Electrical Manufacturers Association) desenvolveram conjuntamente um padrão para o intercâmbio eletrônico de imagens que não dependesse do tipo de computador onde residem os dados.

Esse padrão recebeu o nome de ACR-NEMA e foi o primeiro a ser adotado pelos fabricantes de aparelhos geradores de imagens radiológicas, permitindo assim uma conexão mais fácil a computadores de uso geral. Posteriormente, foi criado, a partir dele, o padrão DICOM {Digital and Communications in Medicine), o qual foi adotado muito mais amplamente e que governa também as informações de texto (nome, número de registro do paciente, laudo radiológico, etc.).

Usando-se um único comando, o DICOM permite que o médico recupere o registro completo de imagem médica de um determinado paciente. O DICOM define não somente como a imagem é representada digitalmente dentro do computador (formato de imagem), bem como ele deve ser arquivado. São enormes os benefícios trazidos por sistemas desse tipo, pois os programadores podem simplesmente incorporar o padrão em seus programas, ao invés de ter que desenvolver um novo programa a partir do zero. Além disso, eles não precisam se preocupar com as diferenças entre os vários modelos de aparelhos de raios-X, tomografia, ultra-som, medicina nuclear, etc., ou com os computadores onde rodam os seus programas. Várias organizações, como o American College of Cardiology e o American College of Pathology adotaram o DICOM como padrão, fazendo com que um largo espectro de imagens médicas seja padronizado e disponíveis através de alguns comandos simples.



Painél com as informações Dicom de uma imagem de ressonancia.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page